Faça aqui a sua Busca:

Ex.: Produtos, Nome da Loja, Categorias de Produto etc.
Guia de Compras Facil de Encontrar

Mercado Municipal Paulistano

Projeto do Escritório Ramos de Azevedo. Construído de 1926 a 1932, bem ao lado do rio Tamanduateí, o que possibilitava a presença dos barcos com produtos vindos das chácaras.
 
Em 25 de janeiro de 1933, às margens do rio Tamanduateí, numa áre de 12.600m², ele foi inaugurado, quando São Paulo contava com a população de um  milhão de habitantes.


Prédio imponente, ficava localizado em meio aos jardins do Parque Dom Pedro I. Aliás, belos e aprazíveis jardins que cercavam o rio Tamanduateí. Um verdadeiro parque o qual São Paulo, infelizmente, perdeu.


O novo mercado logo cativou os paulistanos. Pela qualidade dos produtos, pela variedade e pelos preços. As mercearias com oferta de produtos diferenciados, coisas como peças de mortadela, queijos, salames e presuntos. Um espaço que nos deixa encantados quando olhamos os vitrais, as colunas, a altura das paredes que nos dá a impressão de opulência e fartura. Aliás, não uma falsa impressão, pois a fartura é real mesmo.


O edifício possui 12.600m² de área construída, abriga 1.600 funcionários, que movimentam 350 toneladas de alimentos por dia em seus 291 boxes, e recebe uma média diária de 14 mil visitantes, dentre esses estão também os proprietários de restaurantes, visto que o Mercado Municipal Paulistano é o mais tradicional ponto “gourmet” da cidade de São Paulo. O Mercadão, como é conhecido popularmente, é vizinho do Palácio das Indústrias (antiga sede da Prefeitura) e foi projetado em estilo eclético pelo arquiteto Frnacisco Ramos de Azevedo em 1926 e inaugurado em 1933.


No Mercado Municipal Paulistano é só saborear com os olhos as cores e as imagens de tantos produtos, dispostos pelos balcões tais como obras de arte emolduradas por uma arquitetura harmônica e bela. E depois sentir o prazer de apreciar os aromas. Cada espaço tem seu aroma específico... Das frutas maduras e em grande quantidade... Dos frios, como a mortadela, o presunto e os queijos enormes... Uma beleza envolta com o espírito de antigamente... A tranquilidade do espaço... a limpeza e a educação dos vendedores...


Atualmente, o Mercado Municipal Paulistano, que comemorou em 2010 seus 77 anos de existência, conta com a Associação da Renovação do Mercado Paulistano (RENOME), que reúne e organiza os comerciantes do Mercado Municipal, em parceria com a Prefeitura da cidade de São Paulo, a Renome desenvolve ainda, o Programa Alimentação Saudável, atividades como o Espaço Gourmet onde são ministrados cursos e palestras, em parceria com a General Eletric, e o atendimento ao consumidor no Espaço do Consumidor durante épocas festivas.


Fonte: Site oficial do Mercado Municipal Paulistano (www.oportaldomercadao.com.br)




Leia também...


Informações

Mercado Municipal Paulistano

“O Mercadão de São Paulo”

Rua da Cantareira, nº 306

Parque Dom Pedro II


Administração

Tel.: (11) 3315-9444


Assessoria de Imprensa

Tel.: (11) 3313-1326 / 3313-7456


Renome - Associação da Renovação do Mercado Paulistano

Tel.: (11) 3326-6664



Funcionamento


Atacado:

Segunda a Sábado: 22h às 06h


Varejo:

Segunda à Sábado: 06h às 18h

Domingos e Feriados: 06h às 16h

 

Publicidade
Publicidade


Anuncie
Internet
Guia Impresso
Solicite uma Visita

O Guia de Compras
Quem Somos
Política de Privacidade
Onde Comprar
Cadastre seu Currículo
Fale Conosco

Guia de Compras 25 de Março

Apoiadores do Projeto
Estatísticas de Acesso

Cadastre-se Gratuitamente

A Região da 25 de Março
História
Estação São Bento
Ladeira Porto Geral
Mercado Municipal de São Paulo
Fotos da 25 de Março

Mapas
Como chegar à 25 de Março
Linhas de metrô de São Paulo
Estacionamentos na 25 de Março

© 2010 Guia de Compras 25 de Março Todos os direitos reservados

Página gerada em 0.015 s